O presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado, direita), deixou evento do G20, no Rio, em uma ambulância depois de sentir dores no peito nesta 2ª feira (18.nov.2024). Peña, de 46 anos, foi hospitalizado no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul da capital fluminense. O Paraguai, apesar de não ser integrante do grupo, foi convidado para comparecer às discussões.
Em boletim enviado ao Poder360, a unidade hospitalar afirmou o líder paraguaio apresentou mal-estar durante a tarde e que a hospitalização se deu por prevenção. Afirmaram que o estado de saúde o chefe do Executivo é estável.
Por meio de seu perfil no X (ex-Twitter), o vice-presidente do Paraguai, Pedro Alliana (Partido Colorado), disse que conversou com Peña e que ele está bem e aguarda o resultado dos exames médicos.
Segundo a imprensa paraguaia, Peña foi atendido inicialmente no ambulatório Museu de Arte Moderna. Um eletrocardiograma detectou alterações e então ele foi transferido ao Hospital Samaritano Botafogo.
SANTIAGO PEÑA
Nascido na capital Assunção em 16 de novembro de 1979, Peña, foi eleito presidente em 2023. É visto como um político que dá continuidade a linha adotada pelo ex-presidente e empresário Horacio Cartes, que governou o país de 2013 a 2018.
Penã é economista e já trabalhou no FMI (Fundo Monetário Internacional). Ele também foi ministro das Finanças em 2013, no governo de Cartes.
O partido de Peña foi criado em 1887. Comanda o Paraguai por mais de 30 anos desde a redemocratização do país em 1989. As únicas exceções foram os ex-presidentes Fernando Lugo, que liderou o Paraguai de 2008 a 2012, e Federico Franco, que chefiou o Palácio de los López de 2012 a 2013.
Leia abaixo o boletim do Hospital Samaritano Botafogo:
“O hospital Samaritano Botafogo informa que o Sr. Santiago Peña, presidente do Paraguai, deu entrada na unidade na noite de hoje (18.nov). O paciente apresentou mal-estar no período da tarde e, por segurança, foi para o hospital fazer exames de diagnósticos. O chefe de Estado passa bem e seu estado de saúde atual é estável.”.