É melhor Elon Musk ficar ligado: a liderança da SpaceX na exploração espacial pode ser ameaçada. A startup The Exploration Company (TEC), administrada pela França, Alemanha e Itália, anunciou nesta segunda-feira (18) ter levantado US$160 milhões (o que equivale a quase um bilhão de reais) para avançar no desenvolvimento de sua cápsula Nyx, projetada para transportar astronautas e cargas ao espaço.
A rodada de financiamento foi liderada pelos fundos de capital de risco Balderton Capital e Plural, com apoio de entidades públicas, como o veículo francês French Tech Souveraineté e o fundo alemão DeepTech & Climate Fonds. Com essa injeção de recursos, a TEC reforça sua ambição de ser uma alternativa às gigantes globais.
Carro-chefe da TEC, a nave Nyx é uma cápsula reutilizável que pode ser lançada ao espaço para transportar passageiros e cargas, retornando à Terra para outras missões futuras. “É um mercado em rápido crescimento, avançando cerca de 10% ao ano, com mais países interessados em enviar astronautas e cargas às estações espaciais ou à Lua”, explicou Hélène Huby, fundadora e CEO da TEC, em entrevista à CNBC.
Concorrente da SpaceX recebe investimento da Agência Espacial Europeia
Para Huby, o mercado, atualmente dominado por poucos competidores, como SpaceX, a Rússia e a China, está pronto para novas opções. “Nossa visão é construir uma solução europeia, que atenda também à demanda global. Não podemos depender exclusivamente da SpaceX”.
A TEC planeja lançar uma atualização da cápsula Nyx no próximo ano e uma versão final até 2028, com parte do desenvolvimento financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA).
O setor espacial segue aquecido, com grandes projetos em andamento, como a estação lunar Gateway, da NASA. “Com mais pessoas indo ao espaço, cresce também a necessidade de transporte de cargas, tanto ao redor da Terra quanto da Lua”, acredita Huby.
Segundo ela, a nave Nyx será essencial para devolver à Terra cargas vitais de estações espaciais e outros projetos. “Nossa tecnologia desempenhará um papel estratégico nesse cenário global”.
O post Se cuida, SpaceX! Empresa na Europa arrecada milhões para desafiar Elon Musk no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.