Primeira-dama xingou Musk, que aproveitou para antecipar 2026, e tratou como ‘bestão lá’ o autor do atentado a bomba contra o STF, ofuscando participação de Lula em agenda positiva do G20. Carlos Bolsonaro ironizou: “Janja é mais bolsonarista do que muitos que se dizem aliados.” A primeira-dama Janja da Silva xingou o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X
Aliados de Bolsonaro comemoraram as declarações da primeira-dama Janja Lula da Silva no G20 Social, evento paralelo que antecede a Cúpula do G20.
No último sábado (16), enquanto fazia um discurso defendendo a necessidade de regulamentação das redes sociais, Janja xingou Elon Musk. “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”, afirmou (veja no vídeo acima).
Receba no WhatsApp os posts da Sadi assim que são publicados
Em resposta ao ataque, o bilionário aproveitou a oportunidade para antecipar 2026: “🤣🤣 Eles vão perder a próxima eleição”, escreveu em sua conta no X.
No mesmo discurso, chamou de “bestão lá” que “acabou se matando com fogo de artifício” o homem que atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) com bombas na quarta-feira (13), em Brasília.
Na manhã desta segunda-feira (18), Carlos Bolsonaro (PL) ironizou as falas de Janja:
“Janja é mais bolsonarista do que muitos que se dizem aliados.”
Um aliado de Bolsonaro lembrou que as declarações – que classificou como um presente – vêm após uma semana péssima para oposição.
Cometido por um ex-candidato a vereador pelo PL contra uma instituição que esteve na mira de Jair Bolsonaro durante todo o mandato, o atentado enterrou – ao menos por enquanto – a tentativa de bolsonaristas de anistiar os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e criar caminho para reverter a inelegibilidade do ex-presidente.
Esse aliado compara a fala de Janja ao clima de cercadinho que Bolsonaro dava a suas falas – improvisadas, informais e com ataques aleatórios. E lembra que esse foi um dos erros do ex-presidente.
Ministros do STF e membros do governo veem crise desnecessária
Para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Janja, ao tratar em público do novo atentado contra a Corte, politiza ainda mais um episódio que os magistrados tentam tratar como caso de polícia – algo particularmente ruim exatamente às vésperas da conclusão do inquérito da tentativa de golpe de estado, prevista para este mês.
Integrantes do governo, por sua vez, avaliam a declaração como crise desnecessária que roubou a cena no final de semana e ofuscou a participação de Lula no G20 Social, uma agenda positiva.
Para diplomatas, a declaração pode piorar a relação – que já veem como delicada – com o futuro governo de Donald Trump. Musk tem participado diretamente da formação da equipe do republicano e vai, ele próprio, comandar um departamento com a missão de cortar gastos públicos.
O incômodo de Lula com o episódio ficou evidente: “não temos que xingar ninguém”, disse, durante o mesmo evento, sem citar a primeira-dama (veja no vídeo abaixo).
Lula após Janja atacar Elon Musk: “Não temos que xingar ninguém”