A fala da primeira-dama Janja Lula da Silva, que ofendeu o empresário Elon Musk, causou uma repercussão negativa entre parlamentares da oposição ao governo. A declaração da petista ocorreu no último sábado, 16.
Durante o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, mais conhecido como “Janjapalooza”, a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva usou palavras de baixo calão, em inglês, para se referir a Elon Musk. Disse não ter medo do empresário e, rindo, acrescentou: “Fuck you”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As declarações da mulher de Lula geraram uma reação instantânea, uma vez que podem ter um impacto negativo direto com as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos — sobretudo pela possibilidade de o dono do Twitter/X, Elon Musk, assumir um cargo de destaque no governo de Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA.
Para a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP), a declaração de Janja coloca o governo brasileiro em uma situação “vexatória” diante de líderes mundiais e destacou riscos diplomáticos.
“A ‘elegante primeira-dama’ xinga um futuro membro do governo americano, podendo causar grande crise diplomática entre os países”, disse. “Iremos cobrar que o ministro das Relações Exteriores esclareça o impacto negativo que essa fala irresponsável causou para o Brasil.”
+ Xingamento de Janja a Elon Musk no G20 repercute na imprensa mundial
O deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS) afirmou que a fala de Janja “contra o maior gênio da atualidade reflete o que é o governo do seu marido Lula, um governo acéfalo, sem rumo e que só envergonha o povo brasileiro”.
Já Rodrigo Valadares (União-SE) destacou que a primeira-dama só mostrou, “mais uma vez”, que não “compreende a responsabilidade do papel que ocupa”. Também apontou como o “povo brasileiro foi envergonhado” com as declarações.
Para Maurício Neves (PP-SP), trata-se de uma “atitude infeliz e muito deselegante, a qual nos envergonha imensamente”. “Precisamos promover o respeito uns aos outros”, salientou.
“Ataque de Janja a Elon Musk coloca as relações diplomáticas em crise”
Outros parlamentares da Câmara e do Senado analisaram o episódio, definindo como um risco para as relações diplomáticas entre Brasil e EUA. O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) enfatizou que o comportamento de Janja compromete a imagem do Brasil no cenário internacional.
“A falta de liturgia da primeira-dama é alarmante”, analisou. “Palavras têm peso, especialmente quando vêm de alguém que deveria representar o nosso país com seriedade. Atacar Elon Musk, um dos empresários mais influentes do mundo, demonstra um despreparo incompatível com o cargo que ela ocupa. Isso pode ter consequências graves para as relações entre Brasil e Estados Unidos.”
+ A resposta de Musk ao xingamento de Janja
Sanderson (PL-RS) também definiu o episódio como “incompatível” com a postura e o papel desempenhado por uma primeira-dama. “Esse tipo de comportamento prejudica a imagem do Brasil e coloca em risco parcerias estratégicas, especialmente com os EUA. A diplomacia exige seriedade e respeito, algo que parece faltar no atual governo”, acrescentou.
O post Parlamentares criticam Janja por xingar Elon Musk apareceu primeiro em Revista Oeste.