Um novo estudo aponta que seres humanos se reuniram há 35 mil anos na parte mais profunda e escura de uma caverna localizada no que hoje é a Galiléia ocidental, em Israel. Este é o exemplo mais antigo conhecido de local usado para realização de rituais.
Descoberta em 2008, a caverna Manot tem uma longa história de associações com humanos e neandertais. Pesquisas sugerem que ela foi habitada desde o final do Paleolítico Médio (entre 250 mil e 50 mil anos a.C.) até o início do Paleolítico Superior (de 50 mil a 12 mil a.C.). Há cerca de 30 mil anos, no entanto, a entrada dela desmoronou.
Caverna foi local de contato entre neandertais e Homo sapiens
Em 2015, os cientistas identificaram um crânio de 55 mil anos que oferecia evidências físicas de cruzamento entre neandertais e Homo sapiens, com características de ambos visíveis nos fragmentos.
Análises mostraram que a caverna em si consistia em um grande salão principal e duas câmaras laterais. O espaço de conexão entre as espécies provavelmente estava localizado mais perto da entrada.
No entanto, uma parte mais profunda era usada como local de realização de rituais. E foi ali que os pesquisadores encontraram uma rocha que foi deliberadamente colocada no local e que conta com um desenho de casco de tartaruga esculpido.
Leia mais
- Quase 180 metros e perigo extremo: conheça a caverna vertical mais profunda dos EUA
- Caverna revela evidências do uso de plantas medicinais há 15 mil anos
- Restos mortais em ‘caverna proibida’ podem desvendar mistérios da expansão humana
Desenho era motivo de adoração
- Os cientistas afirmam que o desenho encontrado pode ter representado uma figura espiritual.
- A localização dela, longe da entrada da caverna, pode indicar que era um objeto de adoração.
- Além da pedra, há evidências de cinzas de madeira, o que sugere que as pessoas carregavam tochas para iluminar o local.
- Este espaço também possui uma boa acústica natural, o que teria sido favorável para grandes reuniões.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
O post Caverna foi usada para rituais há 35 mil anos, revela estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.