O Espaço Cultural Dona Ivone Lara, localizado na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, inaugurou uma nova exposição na 3ª feira (26.nov.2024). A mostra “Retratos da Gente e Retratos em Movimento” é um projeto do Centro Cultural do Ministério da Saúde, da SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação) e das artistas Nana Moraes e Liliana Santos. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou o lançamento, que homenageia profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a celebração, Nísia ressaltou a visão sobre o trabalho na saúde e os desafios enfrentados. “Sem os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, não é possível pensar nenhum avanço para a qualidade de vida. Abrimos essa exposição com muita alegria e afeto e vamos celebrar o trabalho e os trabalhadores com toda sensibilidade presente aqui”, disse.
Por meio de fotografias, o público tem um panorama do alcance e da diversidade da força de trabalho que compõem o sistema, com registros de profissionais de diversas formações e regiões do país. A exposição é dividida em duas partes, sendo uma delas a potência da escuta e da participação popular na construção de agendas coletivas para a saúde. Ao longo dos dias, as fotos serão atualizadas para que novos trabalhadores ocupem o espaço.
A secretária da SGTES, Isabela Pinto, também exaltou a importância da exposição para os profissionais que atuam na região Norte. “Nas fotos, foi possível retratar os trabalhadores de Roraima, em que 90% da população é atendida pelo SUS. Foi também um movimento estratégico, onde temos uma grande população indígena. Esses profissionais representam todos os trabalhadores desse Brasil”, declarou.
Outro destaque da apresentação é a exibição de um mapa interativo do Brasil com o nome dos Estados e chamadas feitas com os trabalhadores do Ministério da Saúde, que enviaram fotos para a composição da arte. A ideia é mapear afetivamente as pessoas que constroem o SUS em todo o território nacional.
Também estiveram presentes na inauguração o secretário-executivo da pasta, Swedenberger Barbosa, conhecido como Berger; a coordenadora-geral de Documentação e Informação, Eva Patrícia; e a coordenadora do Centro Cultural do Ministério da Saúde, Fabíola Simoni.
Com informações do Ministério da Saúde.