Encontro ‘De mãos dadas por oceanos sem plástico’ acontece em 30 de junho. Programação reúne especialistas, ativistas e gestores ambientais para discutir preservação. Tartaruga marinha em Fernando de Noronha
Michele Roth/Acervo pessoal
Fernando de Noronha sedia, no dia 30 de junho, o encontro internacional “De mãos dadas por oceanos sem plástico”. A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, exposição fotográfica e lançamento de livros.
O encontro acontece das 15h às 22h, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, e conta com transmissão pela internet. O evento é realizado pelo projeto Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha.
📲 Compartilhe no WhatsApp
Segundo os organizadores, o encontro vai reunir especialistas, ativistas e gestores ambientais para discutir preservação ambiental. Também vai ter a presença de representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião, empreendedores e jornalistas.
Entre os palestrantes, está confirmado o jornalista Francisco José, que tem título de cidadão noronhense e mergulhou em todos os oceanos do planeta ao fazer reportagens para a TV Globo. Quem também participa do evento é a arte-educadora infantil Lulu Araújo, conhecida como Fada Magrinha.
Também está prevista a exibição de filmes e vídeos com mensagens de lideranças nacionais e internacionais na área de meio ambiente. Além disso, o forte vai receber a feirinha NoronhArte, com produtos feitos na ilha.
No encerramento do encontro, vai acontecer uma dança de ciranda, simbolizando a união de forças e ideias para barrar poluições e retirar os plásticos dos ambientes naturais. O comando fica por conta do mestre cirandeiro Anderson Miguel, da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, que se apresenta na ilha pela primeira vez.
O Maracatu Nação Noronha e artistas da ilha também participam do encontro. A programação completa do evento não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias