Camilla Dolle, head de renda fixa na XP, disse durante o programa Morning Call da XP desta quinta (12) que, com juros mais altos, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), criado para indicar o desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários, deve apresentar queda acentuada à frente.
“A expectativa é de que o índice fique instável nos próximos dias com viés de baixa por conta da elevação da Selic”, disse. O efeito contracionista dos juros altos costuma ter reflexo nos fundos imobiliários (FIIs) e nos empreendimentos a eles atrelados.
Nova projeção
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em aumentar a Selic em 1%, passando a taxa para 12,25% ao ano, fez a XP revisar de 14,25% para 15% os juros no final do ciclo de alta do Banco Central. A XP justificou que a mensagem “mais dura” do Copom sugere taxas de juros ainda mais elevadas.
“Ainda acreditamos, porém, que, com essa estratégia mais concentrada no curto prazo, a política monetária ajudará a desacelerar a economia e estabilizar a taxa de câmbio, o que provavelmente ficará evidente até maio do próximo ano. Assim, não vemos necessidade de uma taxa Selic terminal muito acima do nosso cenário anterior”, explicou no comunicado.
Renda fixa
Camilla Dolle disse ainda no programa Morning Call, que a visão para renda fixa continua positiva, nessa esteira de juros altos, principalmente para títulos atrelados à inflação.
“Com esse patamar de juros, que deve continuar alto por mais tempo e mais do que esperado, a gente sugere atenção às emissões de empresas privadas muito alavancadas, com dívidas muito longas ou que sejam de setores cíclicos”, afirmou.
“Sempre prestar atenção nesses riscos atrelados, mas ainda tem bastante oportunidade”, acrescentou.
“Nesse momento de juros muito altos, a tendência é que os investidores queiram se refugiar só na renda fixa, mas a gente não pode esquecer que a economia vive de ciclos e a diversificação segue relevante neste cenário de juros altos, que a gente deve viver nos próximos dois anos”, concluiu.
The post FIIs devem operar com viés de baixa após mensagem “dura” do Copom, diz analista appeared first on InfoMoney.