O deputado da Flórida Matt Gaetz (republicano) desistiu da indicação a procurador-geral no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Gaetz é acusado de integrar um esquema de tráfico sexual.
Trump havia indicado o congressista para o cargo –equivalente ao ministro da Justiça no Brasil– em 13 de novembro. Sua oficialização no governo dependeria de aprovação pelo Senado, que será controlado por republicanos a partir de 2025.
Gaetz é investigado na Câmara dos Representantes por pagar para fazer sexo com uma menina de 17 anos. Ele nega. Na 4ª feira (20.nov), o Comitê de Ética votou contra a divulgação do relatório sobre seu suposto envolvimento com tráfico sexual, corrupção e abuso de drogas.
Segundo o deputado, sua desistência se dá pela pressão “injustificada” que o futuro governo Trump tem sofrido depois de sua indicação. “Não há tempo a perder com uma polêmica desnecessariamente prolongada”, declarou Gaetz em seu perfil no X (ex-Twitter).
I had excellent meetings with Senators yesterday. I appreciate their thoughtful feedback – and the incredible support of so many. While the momentum was strong, it is clear that my confirmation was unfairly becoming a distraction to the critical work of the Trump/Vance…
— Matt Gaetz (@mattgaetz) November 21, 2024
Nesta semana, Gaetz e o vice-presidente eleito, JD Vance, reuniram-se com republicanos no Senado para assegurar sua aprovação para o Departamento de Justiça. Com uma futura maioria apertada de 3 cadeiras, a margem de manobra seria curta.
Trump aceitou a decisão do deputado e disse que está “ansioso para assistir a todas as grandes coisas que ele fará”.
“[Gaetz] estava indo muito bem, mas, ao mesmo tempo, não queria ser uma distração para o governo, pelo qual ele tem muito respeito”, escreveu o presidente eleito na sua rede social, o Truth Social.
INDICAÇÃO AO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA
Trump (Partido Republicano) indicou Matt Gaetz em 13 de novembro como procurador-geral de seu governo. O deputado comandaria o Departamento de Justiça e ficaria responsável pelo FBI (Departamento Federal de Investigação) e a DEA (Administração de Repressão às Drogas).
O cargo também dá o poder de iniciar ações legais do governo dos EUA em processos envolvendo leis anti-trustes e direitos civis.
A expectativa de Trump era que Gaetz protegeria as fronteiras dos Estados Unidos, combateria o crime organizado e reestabeleceria a confiança dos norte-americanos no DOJ.
“Matt acabará com o governo armado, protegerá nossas fronteiras, desmantelará organizações criminosas e restaurará a fé e a confiança gravemente abaladas dos norte-americanos no Departamento de Justiça”, declarou Trump na ocasião.
QUEM É MATT GAETZ
Gaetz iniciou a sua carreira política em 2010, quando assumiu o cargo de deputado na Câmara dos Representantes da Flórida, onde permaneceu até 2016. Em 2017, chegou à Câmara dos Representantes dos EUA. Foi reeleito 4 vezes desde então.
A família de Gaetz tem tradição na política da Flórida e dos Estados Unidos. O seu pai, Don Gaetz, foi senador do Estado e seu avô Jerry Gaetz foi candidato à nomeação do Partido Republicano para disputa de vice-governador de Dakota do Norte.