O lucro combinado das principais empresas industriais na China ultrapassou 5,86 trilhões de yuans (cerca de US$ 814 bilhões) no período de janeiro a outubro deste ano, uma queda de 4,3% ano a ano, informou o DNE (Departamento Nacional de Estatísticas) na 4ª feira (27.nov.2024).
Só em outubro, os lucros diminuíram 10% em comparação com o ano anterior, caindo significativamente em relação à queda de 27,1% no mês anterior.
O estatístico do DNE, Yu Weining, atribuiu a melhoria à implementação das políticas existentes e a um pacote de medidas incrementais. A produção industrial registrou crescimento constante em outubro, e o declínio nos lucros corporativos diminuiu acentuadamente.
Mais de 60% dos setores industriais tiveram melhor lucratividade em outubro em comparação com o mês anterior, de acordo com o DNE. Entre as 41 categorias industriais monitoradas pela agência, 27 relataram crescimento mais rápido do lucro, quedas mais estreitas no lucro ou uma reviravolta de perdas para ganhos em outubro.
A manufatura de alta tecnologia serviu como um importante contribuinte para essa tendência positiva, com lucros crescendo 12,9% ano a ano. Em particular, Yu disse que a manufatura de ponta, inteligente e verde registrou um crescimento de lucro mais rápido.
Os lucros na fabricação de dispositivos inteligentes vestíveis e na produção de baterias de íons de lítio aumentaram 73,3% e 39,4%, respectivamente.
A fabricação de equipamentos se recuperou para o crescimento do lucro em outubro, com o setor registrando um aumento de 4,5% nos lucros em relação ao ano anterior, de acordo com o DNE.
Além disso, os lucros melhoraram na fabricação de matérias-primas e bens de consumo graças a medidas de políticas de apoio que levaram a uma recuperação constante do consumo doméstico e ao crescimento sustentado das exportações industriais, disse Yu.
Por exemplo, o setor siderúrgico viu os lucros saltarem 80,1% ano a ano em outubro, e o setor têxtil e de vestuário registrou um aumento de lucro de 44,3%.
Com informações da Xinhua.