O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (11) e demonstrou bom humor e descontração, já depois do anúncio de que passaria por um novo procedimento na quinta-feira (12).
Um tom bastante diferente do semblante carregado da última segunda (9), enquanto Lula ainda enfrentava fortes dores de cabeça durante as agendas no Planalto.
Médico de Lula explica novo procedimento
O presidente foi internado na última segunda-feira após dias de incômodo, e passou por uma cirurgia para retirar um coágulo formado na região da cabeça. O quadro se formou em decorrência da queda sofrida por ele no Palácio da Alvorada, em outubro.
Nesta quarta, a equipe médica informou que Lula passará nesta quinta (12) por um procedimento pós-cirúrgico complementar ao realizado no início da semana, para evitar novos sangramentos, e permanecerá internado por mais alguns dias.
Imagem mostra lesão na cabeça de Lula durante evento no Palácio do Planalto em 25 de outubro de 2024
Reuters/Adriano Machado/Foto de Arquivo
No telefonema, o presidente perguntou sobre como estava a votação do pacote fiscal no Congresso Nacional. De forma humorada, o ministro da Casa Civil respondeu: “Presidente, o senhor é meu chefe, se quiser falar de futebol… filme, eu converso com o senhor. Mas, de trabalho, não”.
Foi então que o presidente perguntou: “Você assistiu a goleada que sofreu o Botafogo?”.
“Não consegui, presidente, trabalhando muito por aqui”, respondeu Rui.
O time carioca foi eliminado nas quartas de final da Copa Intercontinental, nesta quarta, após perder por 3 a 0 contra o Pachuca, do México.
O presidente disse que estava acompanhando o noticiário, e ouviu do ministro: “Pare de assistir televisão, veja filmes, presidente”, em tom informal.
Rui Costa ligou para a médica do presidente, a infectologista Ana Helena Germoglio, para entender melhor como funcionará o novo procedimento no presidente, anunciado nesta quarta.
Em Brasília, o anúncio causou surpresa, inclusive, dentro do governo. Mas, Rui foi informado que o próprio presidente já sabia, desde o momento em que fez a cirurgia, que a realização desse segundo procedimento era uma possibilidade.
Na sequência, a própria primeira-dama, Janja da Silva, telefonou para Rui Costa e passou a ligação para Lula.