Yamandú Orsi fez primeira viagem internacional após vencer a eleição. Esquerdista, Orsi é considerado pupilo do ex-presidente Pepe Mujica. Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, e o presidente Lula.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (29), no Palácio do Planalto, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
Candidato de esquerda pela Frente Ampla, Orsi fez sua primeira viagem internacional após vencer a eleição presidencial, realizada no último domingo (24).
Orsi derrotou o conservador Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente Lacalle Pou.
Lula parabenizou Orsi ainda no domingo e conversou por telefone com o presidente eleito na segunda-feira.
“Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, afirmou Lula em uma rede social no domingo.
Yamandú Orsi vence 2º turno das eleições presidenciais no Uruguai
Após o encontro desta sexta, que teve a presença de ministros do governo brasileiro e de auxiliares do novo presidente, Orsi fez uma declaração à imprensa,
“O mundo hoje exige estarmos muito atentos e as relações entre os países da região têm que ser mais fortes do que nunca”, disse.
Mercosul
Orsi afirmou que um dos temas tratados foi o Mercosul, bloco que também é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. O presidente eleito demonstrou otimismo com o futuro da relação com países europeus.
“Como Mercosul e como região somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, declarou.
O governo brasileiro avalia que ganhou um aliado no Mercosul com a vitória de Orsi.
Lula estará no Uruguai na próxima sexta (6) para a reunião de chefes de Estado do bloco, quando o comando semestral do grupo passará para o presidente da Argentina, Javier Milei.
Segundo jornais uruguaios, Orsi foi convidado por Lacalle Pou para participar da reunião, na qual se espera novas discussões a respeito do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
O novo governo uruguaio, que terá início em março de 2025, pretende apostar na aproximação com o Brasil, e deseja destravar investimentos, a exemplo de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, que liga a cidade uruguaia de Rio Branco a Jaguarão, no Rio Grande do Sul.
Perfil
Yamandú Orsi, 57 anos, sucederá na presidência do Uruguai o político conservador Lacalle Pou.
Orsi foi professor de história e ex-governador do departamento (espécie de Estado) de Canelones, o segundo maior do Uruguai.
Orsi concorreu pela Frente Ampla e teve a campanha apoiada pelo ex-presidente José Pepe Mujica, amigo de Lula. O presidente eleito é considerado um pupilo político de Mujica.
Entre suas promessas da campanha eleitoral, Orsi tocou em temas como causa ambiental, apoio aos pequenos produtores e inclusão social.