Em um caso inusitado, a “síndrome do coração partido”, que normalmente é provocada por estresse emocional, como a perda de um ente querido, foi causada pela ingestão excessiva de wasabi.
A situação ocorreu em Be’er Sheva, uma cidade em Israel, com uma mulher de 60 anos que consumiu o tempero picante sem perceber e logo depois sentiu dores no peito. Os médicos responsáveis pelo diagnóstico incomum relataram o episódio em um artigo publicado no BMJ.
Entenda o caso em 6 pontos:
- Durante uma refeição, a mulher aproveitava a comida servida quando confundiu abacate com wasabi e ingeriu uma colher de chá do tempero picante.
- Minutos depois, sentiu uma dor no peito que se espalhou pelos braços. Naquele momento, a dor não foi forte o suficiente para causar preocupação.
- No entanto, um dia depois, as dores persistiram, acompanhadas de uma sensação de fraqueza, o que levou a mulher a procurar atendimento médico.
- Os médicos realizaram um ultrassom e identificaram atividade anormal no ventrículo esquerdo — responsável por bombear sangue — do coração da paciente.
- Após analisar os exames, diagnosticaram a mulher com cardiomiopatia de Takotsubo ou “síndrome do coração partido”, que provoca sintomas semelhantes a um ataque cardíaco.
- Este é o primeiro caso documentado de um coração partido devido à ingestão de wasabi.
A paciente está bem?
Após o susto, a mulher recebeu tratamento adequado, que consistia em esteroides, medicamentos para baixar a pressão arterial e betabloqueadores. Os remédios ajudaram a relaxar as artérias e veias do coração e bloquearam o efeito dos hormônios do estresse.
Além disso, os médicos encaminharam a paciente para um centro de reabilitação cardíaca. Depois de um mês de acompanhamento, realizaram um ecocardiograma que mostrou que a atividade cardíaca normalizou. Ou seja, no momento, a mulher está bem e esse caso teve um desfecho positivo.
Leia mais:
- Idosos são as maiores vítimas da “síndrome do coração partido”; entenda
- Será possível prever morte súbita do coração com esta tecnologia
- Ataques de raiva aumentam o risco de problemas cardíacos, diz estudo
É melhor tomar cuidado com o wasabi!
A síndrome do coração partido, ou cardiomiopatia de Takotsubo, é normalmente causada por estresse físico ou emocional. Em estudos anteriores, também foi associada ao uso de drogas, doenças neurológicas ou reações alérgicas a alimentos, mas nunca à ingestão de wasabi.
O tempero picante desencadeou um estresse extremo, afetando a função cardíaca e resultando na síndrome. Embora o wasabi tenha benefícios à saúde, como agentes anticâncer, uma quantidade excessiva pode causar reações adversas no corpo, incluindo, agora, causar a “síndrome do coração partido”. Portanto, fique atento para não cometer o mesmo deslize de confundir a comida.
O post Mulher sofre “síndrome do coração partido” por causa inusitada apareceu primeiro em Olhar Digital.