Nesta semana, o Google anunciou duas atualizações para aprimorar seu recurso de alerta de rastreadores desconhecidos, facilitando a detecção desses dispositivos por proprietários de Android que forem alvos dos stalkers.
Lançado em julho de 2023, esse recurso de segurança notifica, automaticamente, os usuários caso um rastreador Bluetooth indesejado esteja se deslocando com eles.
O que vai mudar com as atualizações do Android
- A primeira atualização permitirá que os usuários interrompam, temporariamente, o envio de atualizações de localização para a rede Encontre meu Dispositivo se um rastreador desconhecido for identificado;
- Essa pausa pode durar até 24 horas, impedindo que a localização do usuário seja acessada por quem estiver monitorando por meio da tag localizadora;
- A segunda atualização oferece a possibilidade de localizar o rastreador indesejado utilizando a ferramenta “Encontre nas Proximidades” no Encontre meu Dispositivo;
- Após localizar o dispositivo, o Google fornecerá orientações sobre como desativá-lo fisicamente.
Leia mais:
- Celular novo? Veja o que fazer antes de começar a usar seu Android
- Como deixar seu celular Android mais seguro
- Google Play Store: 12 apps infectados exibem anúncios escondidos
O uso indevido de rastreadores Bluetooth, especialmente por agressores domésticos e perseguidores, tem se tornado preocupação crescente.
Em resposta a essa questão, Apple e Google tomaram medidas para combater o stalking, incluindo suporte a nova especificação do setor, “Detectando Rastreadores de Localização Indesejados”, que funciona tanto no iOS quanto no Android.
Outra novidade importante do Android confirmada recentemente pelo Google é que o Chrome, agora, pode abrir PDFs usando diretamente o leitor de PDF do smartphone. Para usá-la, é necessário habilitar nas configurações do navegador. Saiba mais aqui.
O post Novas atualizações te deixarão saber se estão rastreando seu Android apareceu primeiro em Olhar Digital.