Um novo medicamento preventivo pode ser a solução para quem sofre com enxaqueca. O atogepant, remédio oral da AbbVie, demonstrou ter uma ação imediata no alívio das dores em uma revisão de estudos. O efeito foi notado já no primeiro dia de uso da medicação.
A análise, publicada na revista Neurology, avaliou dados de três ensaios de segurança: o ADVANCE, com 436 participantes; o ELEVATE, com 305 voluntários; e o PROGRESS, com 502 pacientes. Em todos os experimentos, os participantes foram divididos entre os grupos que tomaram atogepant e placebo.
Medicamentos atuais para enxaqueca não têm efeito rápido
Estima-se que uma pessoa com enxaqueca episódica experimente até 14 dias de dores por mês, enquanto aquelas com enxaqueca crônica vivenciam pelo menos 15 dias de dor por mês.
A maioria dos medicamentos preventivos disponíveis no mercado leva tempo para funcionar. São semanas, ou até meses, até que o tratamento atinja a dosagem certa e comece a ter algum efeito. Nesse processo, muitos pacientes desistem do tratamento ou sofrem com efeitos colaterais.
No final de 2021, um remédio oral para o tratamento preventivo da enxaqueca episódica, chamado atogepant, foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória dos Estados Unidos. A alternativa demonstrou ser mais eficaz e rápida. Agora, uma revisão de estudos comprova isso.
Medicamento promete alívio rápido da enxaqueca
- No geral, as pessoas que passaram pelo tratamento tiveram menos probabilidade de ter enxaqueca já no primeiro dia de uso.
- Além disso, durante as quatro semanas de avaliação, tiveram menos episódios de enxaqueca em comparação com aqueles que tomaram placebo.
- No primeiro teste, apenas 12% das pessoas que tomaram o atogepant sentiram enxaqueca, comparado com 25% que tomaram placebo. Os outros ensaios tiveram resultados semelhantes.
- Um ajuste posterior mostrou que aqueles que tomaram a medicação tinham 61% menos probabilidade de ter enxaqueca no primeiro teste, 47% menos no segundo e 37% no terceiro.
- Em média, as pessoas que passaram pelo tratamento tiveram um dia a menos com enxaqueca por semana nos primeiros estudos. No terceiro estudo, apresentaram menos 1,5 dia de dores.
Leia mais:
- Enxaqueca ou dor de cabeça? Descubra as diferenças e como identificar cada uma
- É possível morrer de dor? Entenda como o corpo reage a dores extremas
- Sofre de enxaqueca? Veja como evitar os principais gatilhos
Resultados promissores, mas com suas limitações
Richard B. Lipton, autor do estudo, explicou em comunicado da Academia Americana de Neurologia que “a enxaqueca é a segunda principal causa de incapacidade no mundo e a principal causa de incapacidade entre mulheres jovens, afetando aspectos como relacionamentos, criação de filhos, carreira e finanças.”
Ele destaca que um tratamento rápido e eficaz atende a uma necessidade urgente de mudar esse cenário e oferecer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Inclusive, no estudo, aqueles que fizeram tratamento com atogepant relataram menos impactos das dores no seu dia a dia.
No entanto, vale lembrar que o estudo tem uma limitação populacional. Ele incluiu principalmente participantes do sexo feminino e brancos. Ou seja, não se sabe se o efeito será o mesmo em pessoas fora desse padrão.
O post Novo remédio promete alívio instantâneo da enxaqueca apareceu primeiro em Olhar Digital.