A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o incêndio ocorrido na casa de Francisco Wanderley Luiz, em Rio do Sul, Santa Catarina, no domingo 17. Francisco se suicidou ao detonar explosivos e fogos de artifício na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite da última quarta-feira, 13.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 6h57 de domingo para conter o incêndio. A casa foi isolada para a realização de uma perícia, com o objetivo de identificar a causa do incêndio. O resultado dessa análise deverá ser divulgado em até 30 dias.
+ Ex-mulher de autor das explosões é suspeita de atear fogo na casa dele em Rio do Sul (SC)
Durante o resgate, uma mulher foi retirada da residência com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus em 100% do corpo. Ela foi imediatamente socorrida e levada para o Hospital Regional Alto Vale. Quando os bombeiros chegaram, o fogo já havia destruído parcialmente a estrutura, de 50 metros quadrados. A equipe iniciou o combate às chamas e realizou o rescaldo para eliminar todos os focos restantes.
O suicídio em Brasília
Francisco Wanderley Luiz detonou explosivos na frente do Supremo Tribunal Federal e possivelmente planejava explodir a Estátua da Justiça. Ele acabou morrendo com a detonação dos artefatos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A investigação da Polícia Federal considera o ato como terrorista e busca determinar se Francisco agiu sozinho ou recebeu algum tipo de apoio. Explosivos adicionais e fogos de artifício foram localizados na casa onde ele estava hospedado em Ceilândia, no Distrito Federal, e também em um veículo estacionado nas proximidades da Câmara dos Deputados.
Francisco, 59 anos, deixou mensagens com advertências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes foi designado relator do inquérito sobre as explosões, já que, para ele, o caso pode ter relação com o 8 de janeiro. No entanto, até agora, não foi apresentada nenhuma ligação entre os fatos.
Leia também: Cadáver na praça, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 243 da Revista Oeste
O post PF vai investigar incêndio em casa de suicida de Brasília apareceu primeiro em Revista Oeste.