Liberação foi feita pelo prefeito David Almeida na manhã desta quinta-feira (26) e ocorre após Rio Negro atingir a cota de 17,38 metros. Praia da Ponta Negra Manaus foi interditada no mês de setembro
William Duarte/Rede Amazônica
A Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital, foi liberada para banhistas na manhã desta quinta-feira (26). O anúncio, feito pelo prefeito David Almeida (Avante), ocorre após Rio Negro atingir a cota de 17,38 cm nesta quinta.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A praia da Ponta Negra foi interditada para banho em 17 de setembro, após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança, estabelecida em 16 metros.
Conforme o prefeito de Manaus, todo o complexo da Ponta Negra está em fase preparação para as festas de Réveillon. David Almeida alertou que o banho está liberado até às 17h.
“Estamos aqui para oficialmente fazer a liberação da praia para o banho. Hoje o rio atinge 17 metros e 38 centímetros, dando essa condição de segurança para a população de Manaus. A gente quer conclamar os frequentadores para que eles não possam se exceder nas bebidas alcoólicas pois isso se torna perigoso”, afirmou em coletiva de imprensa.
Ainda neste mês, Almeida havia informado que a praia não seria aberta antes de janeiro. A informação foi confirmada ao g1 durante o anúncio das atrações do Réveillon de Manaus 2025, quando o rio ainda marcava 15,91 metros.
IMAGENS: Fotos mostram Praia da Ponta Negra interditada devido à seca do Rio Negro, em Manaus
Interdição
A interdição da Praia da Ponta Negra, ponto turístico e principal balneário de Manaus, é recomendada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, que prevê a medida de segurança quando o nível do rio atingir 16 metros.
Segundo a Prefeitura, o monitoramento das condições foi realizado na primeira quinzena de setembro com a solicitação de laudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e também das condições de balneabilidade pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Um dos laudos técnicos apresentados indica que o mergulho fica perigoso na praia da Ponta Negra quando o Rio Negro fica abaixo dos 16 metros.
Praia da Ponta Negra é interditada por 180 dias por conta da seca