Dados são do Ministério do Trabalho e Emprego. O número de 2024, que se refere apenas às denúncias, é referente a oito cidades. Cinco mil trabalhadores ainda não receberam a primeira parcela do 13º em 2024 na região
Quase cinco mil trabalhadores ainda não receberam o pagamento do 13º salário nas regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o número é 30% maior que o registrado em 2022 e 2023.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o MTE, estes trabalhadores que não receberam o benefício estão empregados em 1,4 mil empresas de oito cidades das duas regiões. São elas:
Sorocaba;
Araçoiaba da Serra;
Votorantim ;
Itu;
Porto Feliz ;
Itapetininga ;
Tatuí;
Itapeva .
Vale lembrar que o número abrange apenas as denúncias já formalizadas. Por isso, o número de pessoas nessa situação pode ser maior do que o informado pelo MTE.
Ministério do Trabalho e Emprego de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Prazos e denúncia
O prazo de pagamento da primeira parcela do 13° foi encerrado no dia 30 de novembro. Já o pagamento da segunda parcela tem como prazo o dia 20 de dezembro.
Os trabalhadores que não receberam o pagamento podem procurar o Ministério do Trabalho para formalizar uma denúncia. Ela também pode ser feita de forma anônima.
“Há, por exemplo, empresas de logística, onde o salário do empregado varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil, onde só uma empresa não pagou 1.347 [pessoas]”, afirma Ubiratan Vieira, chefe regional do Ministério do Trabalho.
Ubiratan Vieira, chefe regional do Ministério do Trabalho em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Ainda conforme ele, a empresa pode responder um processo. “Custa muito barato pagar aquilo que é um direito do empregado. Porque a maioria das empresas, especialmente as sérias, elas já separam todos os meses uma parte das suas rendas para o pagamento do 13º dos empregados.”
A maioria das empresas que não cumpre o pagamento vem do comércio. Justamente o setor que mais contrata no final de ano.
O 13º é um benefício conquistado pelos trabalhadores há mais de 60 anos. Denúncias sobre a falta de pagamento devem ser feitas de forma anônima, ou mesmo pessoalmente no Ministério do Trabalho, que, em Sorocaba, fica na Rua Ribeirão Preto, número 182, no Jardim Leocádia.
As denúncias também podem ser feitas nos sindicatos das categorias. A multa tem variação conforme o número de empregados que receberam o direito.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM