Policial de 48 anos foi baleado em uma comunidade do bairro Praia do Futuro. Subtenente da PMCE, Celestino Cursino de Abreu Filho, foi morto a tiros em Fortaleza
Reprodução
Quatro homens foram presos suspeitos de envolvimento na morte de Celestino Cursino de Abreu Filho, subtenente da Polícia Militar em Fortaleza. As prisões aconteceram nesta terça-feira (10) nos bairros Praia do Futuro (onde o crime ocorreu) e Dionísio Torres, ambos na capital. O crime aconteceu em setembro deste ano, quando o policial, de 48 anos, estava de folga.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Os suspeitos presos têm entre 19 e 35 anos. Durante as ações policiais, dois suspeitos foram flagrados com drogas. Com as prisões, a Polícia Civil afirmou que o caso foi elucidado e os quatro envolvidos presos. No entanto, não foi repassada a motivação do crime.
As investigações foram coordenadas pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Um dos suspeitos, de 25 anos, foi localizado no bairro Dionísio Torres. Ele estava com uma quantia de cocaína e maconha.
Material apreendido com suspeitos de morte de subtenente da PM em Fortaleza.
SSPDS/Reprodução
Além dele, um outro suspeito, de 34 anos, com passagens por roubo a pessoa, lesão corporal, ameaça e corrupção de menores, foi flagrado em posse de cocaína, crack, balança de precisão, sacos e uma quantia em dinheiro, no bairro Praia do Futuro.
Os outros dois suspeitos também foram localizados na Praia do Futuro. Um deles tem 19 anos, e antecedente criminal por roubo de veículo. O outro, de 35 anos, tem passagens por tráfico de drogas, tentativa de homicídio, extorsão, crimes de trânsito e integrar grupo criminoso.
Com as capturas, os quatro suspeitos foram conduzidos para o DHPP, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Além disso, dois homens, de 25 e 34 anos, foram autuados em flagrante por crime de tráfico de drogas. Agora, os homens estão à disposição da Justiça.
Quatro presos por envolvimento em morte de PM
Adolescentes apreendidos
No dia do crime, a Secretaria da Segurança Pública informou que dois adolescentes também foram apreendidos. Com eles, foram encontrados um revólver, nove munições, 25 papelotes de cocaína e dois aparelhos celulares.
Um dos adolescentes tem 15 anos e passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O outro tem 17 anos, com passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e roubo de veículos.
Ainda conforme a pasta, a dupla foi conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente, onde foram autuados por atos infracionais análogos aos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um deles também foi autuado por tráfico de drogas. Os dois estão à disposição da Justiça.
Morte do subtenente
Celestino foi baleado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O crime teria acontecido em uma comunidade conhecida como Favela dos Cocos. Há informações de que o policial tenha sido retirado do próprio carro e levado até a comunidade. Na noite do sábado, várias viaturas e pelo menos um helicóptero foram enviados à região.
A Polícia Militar do Ceará emitiu nota de pesar, lamentando o falecimento do subtenente. Ele ingressou na corporação em setembro de 1993. O militar estava, atualmente, no Batalhão de Polícia de Guarda Externa dos Presídios (BPGEP), em Itaitinga.
“O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição”, disse a nota da PMCE.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: