Ronaldo Nazário, ex-atacante brasileiro, tem a intenção de concorrer à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A eleição está prevista para 2025, antes do término do mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, em março de 2026. A notícia foi divulgada pelo jornal esportivo espanhol Sport no sábado (16.nov.2024).
Ronaldo, conhecido como “Fenômeno”, também planeja contratar Pep Guardiola para comandar a Seleção Brasileira. Guardiola tem contrato com o Manchester City até meados de 2025 e pode tirar 1 ano sabático antes de uma possível negociação com a CBF. Ele já fez uma pausa parecida após deixar o Barcelona em 2012, assumindo o Bayern de Munique apenas em 2013.
Ronaldo, proprietário do Valladolid e ex dono da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Cruzeiro, tem o desejo de contribuir para o futebol brasileiro após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Qatar em 2022. Para registrar sua candidatura, ele precisa se desfazer de projetos dentro do futebol e conseguir apoio de pelo menos 4 federações estaduais e 4 clubes das séries A e/ou B.
O colégio eleitoral da CBF, composto por 27 federações estaduais e 40 clubes, tem um sistema de votação ponderado, favorecendo os votos das federações.
Em 8 de novembro de 2024, a CBF alterou seu estatuto, permitindo até 3 mandatos consecutivos para o presidente.