O mercado imobiliário brasileiro registrou um aumento de 23% nas vendas de imóveis novos no período de janeiro a agosto de 2024. O Programa Minha Casa, Minha Vida registrou um crescimento de 28,8% no número de unidades vendidas e de 25,3% no valor total das vendas.
De acordo com indicador Abrainc-Fipe, foram registradas vendas de 121.930 unidades. A parceria é formada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliária) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Eis a íntegra do documento (PDF – 1 MB).
Os lançamentos vinculados ao programa também apresentaram um aumento. Foi registrada uma alta de 43,9% em volume e 46,6% em valor.
O segmento de Médio e Alto Padrão não ficou para trás, mostrando um aumento de 4,7% no volume de vendas e de 25,9% no valor total vendido, apesar das altas taxas de juros. Os lançamentos nesse segmento cresceram 4,2% em volume e 9,1% em valor.
O presidente da Abrainc, Luiz França, destacou os desafios do setor, especialmente em relação ao financiamento imobiliário para a classe média. “Com novas fontes à disposição do comprador, o mercado imobiliário brasileiro continuará a se fortalecer e contribuir de forma significativa para o PIB (Produto Interno Bruto) e para a criação de empregos e renda no país,” afirmou.